Para melhor entendimento, a primeira coisa a se fazer é desmistificar quem são os Supermercados em ascensão. São empresas que independente do tempo de mercado que atuam estão fortemente voltados a melhoria contínua de seus processos, investimentos constantes em fortalecimentos de equipes e modernização de modelos de gestão e principalmente tem em sua Direção o forte ímpeto de conquistar uma maturidade empresarial que irá mudar o direcionamento da empresa com maior agilidade e assertividade. Por fim, são as empresas de sucesso num futuro próximo.
Quando se fala em planejamento estratégico logo vem à mente um grupo seleto de pessoas sentados em volta de uma mesa, de preferência redonda, que ficam falando de suas ideias para melhoria do negócio em si, ou mesmo a contratação de empresas de Consultoria que irão cobrar o "olho da cara" para redigir tal documento e depois a empresa que se esforce para colocar esse plano em ação. Não é nada disso.
Planejamento é o ato de reunir as pessoas que têm capacidade de contribuir com observações de valor sobre o modo de operação que a empresa utiliza no momento e buscar sobre inúmeras formas soluções aplicáveis e factíveis de como essa empresa pode dar saltos consideráveis em suas operações, resultados e dinâmica de mercado.
O primeiro de muitos desafios é identificar e engajar pessoas que possam colaborar de maneira inteligente e pró ativa nesse processo. Sabemos que as médias empresas muitas vezes não tiveram a oportunidade e nem a necessidade de identificar e utilizar essa mão de obra mais inteligente para colaborar num processo de planejamento, ainda mais estratégico. É de responsabilidade da Direção saber quem são as pessoas "chave" dentro de suas organizações, investir em educação corporativa e ter políticas de retenção de talentos para não perder essa joia de trabalho por algum detalhe bobo. Se tivermos poucas, mas algumas que possam colaborar de verdade nesse processo, já é um bom começo.
Quando falamos em estratégia, falamos de um assunto mais audacioso, com mais relevância e com certeza muito mais valor para os planos das empresas, que novamente recai sobre a Direção da empresa a formulação ou até mesmo iniciativas de realizar essas tratativas e as colocar em pauta para definição de futuros próximos. Não podemos de maneira nenhuma caminhar ao "sabor do vento"; "vamos ver o que vai dar";" seja o que Deus quiser" e por aí em diante. Empresas tem somente 3 caminhos a seguir: Sucesso, estagnação ou fracasso. Onde você e sua empresa querem estar?
Para entender melhor esse complexo tema é necessário muito mais estudo que este singelo texto. Esse é assunto de empresa que busca o sucesso e temos de buscar de todas as maneiras incentivar nossas Diretorias e Equipes de Inteligência a estarem se atualizando e buscando alternativas para agregar valor aos negócios.
Empresa que investe em inteligência é uma empresa próspera.
Por hoje é só. Grande abraço.
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