Toda empresa grande de Varejo ou qualquer outro segmento foi pequena um dia, ganhou força e sustentação de mercado e virou uma empresa de porte médio, e com mais esforço e muito trabalho, chega ao patamar de grande empresa. Como bem sabemos em nosso segmento isso ocorre mediante muita dedicação, muito trabalho e muito desejo de fazer o melhor em qualquer que seja a condição.
O que é importante ter ciência é de que toda empresa pode prosperar e alcançar seus desejos empresariais se tomar o direcionamento correto, agir de maneira profissional com os colaboradores e parceiros. Seguir a vida empresarial sem um plano é muito difícil e isso tomará muito tempo para acontecer, um bom plano é acelerador de resultados positivos, além de poupar frustrações e economizar um bocado de dinheiro.
Quando falamos em crescimento orgânico, é como se referir a natureza onde tudo cresce no seu tempo sem que haja uma intervenção radical e mude o rumo das coisas, como uma incorporação por um grande grupo e uma injeção forte de capital que venha de alguma fonte externa. Crescer organicamente é sinônimo de andar de mãos dadas com o tempo correto das coisas, sem atraso mas sem precipitações. Quando falamos em entrar em sintonia com esse tempo é preciso que a empresa esteja madura quanto às suas convicções empresariais, que saiba exatamente onde quer chegar, que consiga de todas as maneiras contagiar seu grupo de trabalho e fazer com que acreditem num plano futuro.
Quando falamos a palavra sustentável, é como se disséssemos que vamos crescer sem fazer mal ao ambiente onde estamos, sem que isso ocorra às custas de fornecedores, colaboradores e clientes. Que tenhamos uma harmonia perfeita (ou tentemos) com o meio em que estamos. As empresas comerciais são sustentáveis quando não poluem o mercado querendo promover guerra desenfreada de preços, ofertam produtos de qualidade duvidosa ou quando fazem de tudo para passar a concorrência para trás.
Crescer é preciso, crescer de maneira consciente e sustentável é o melhor caminho. Isso irá ocorrer com a valorização das pessoas, a melhoria dos processos e entendimento que tudo tem seu tempo certo. Clientes admiram empresas que conquistam sucesso por merecimento, por trabalho e honestidade e no fim das contas é isso que faz com que empresas sejam referência de bom estabelecimento.
Por hoje é só. Grande abraço.
Comments